Carreiras no setor aeroportuário
MERCADO AQUECIDO
+45
postos de trabalho
A concessão dos aeroportos públicos para a iniciativa privada já vem ocorrendo desde 2012 e hoje é uma das principais metas do atual governo. Até 2022 serão concedidos à iniciativa privada todos os 45 aeroportos remanescentes da rede INFRAERO.
O cenário que se desenha é a abertura massiva do mercado de administração e operação de aeroportos para empresas privadas. Tal cenário traz consigo a abertura de mais de 15 mil postos de trabalho, nos 4 cantos do país, que antes eram preenchidos por funcionários públicos concursados, e agora serão ofertados à livre concorrência.
Da mesma forma, empresas de prestação de serviço que antes precisavam passar por licitação para serem contratadas, agora poderão participar livremente das concorrências de mercado.
Além dos aeroportos da rede INFRAERO que estão em processo de concessão, há ainda no Brasil cerca de 2700 aeródromos homologados pela ANAC, pertencentes à agentes privados, governos estaduais e municipais.
O trabalho dentro de um aeroporto exige uma particularidade ímpar e demanda uma capacitação que hoje no mercado brasileiro pouquíssimas pessoas possuem.
Não é de hoje que os operadores aeroportuários demonstram dificuldade em encontrar profissionais qualificados para ocupar cargos dentro dos aeroportos, tornando a mão de obra aeroportuária especializada rara.
Os cargos com maior carência de mão de obra em aeroportos são: